Teias de aranhas são obras de arte

O trabalho das aranhas são simplesmente perfeitos e parece obra de engenharia. Carolina Dieckmann encontrou uma teia a aproveitou para tirar uma linda foto.

Teia de aranha com orvalho

As aranhas montam as teias que servem de armadilhas para pegar pequenos insetos que ficam presos. Geralmente a aranha fica no centro na teia ou em um canto, só esperando sua presa. Quando o inseto fica preso e antes que ele acabe escapando a aranha se aproxima e dá o golpe final com uma injeção de veneno. Depois ela leva ao seu ninho e volta ficar na tocaia.

A teia é feita de fios de seda que a aranha produz em suas glândulas que ficam no abdômem. Cada tipo de  aranhas produz um fio de seda diferente, depende da finalidade, como as armadilhas para capturar, encapsulamento da presa, fios para montar os casulos, cada aranha produz conforme sua necessidade.

Aranhas são animais artrópodes que pertencem à ordem Araneae da classe dos aracnídeos. A ordem Araneae está dividida em três subordens: a Mygalomorphae (aranhas primitivas), a Araneomorphae (aranhas modernas) e a Mesothelae, a qual contém apenas a Família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.

Dados interessantes sobre o mundo das aranhas:

Aranha Viúva Negra é uma espécie temida pelas aranhas machos. Elas atraem os machos para transar e depois de saciado o seu desejo, ela simplesmente come o macho, ou seja, usa ele como seu alimento.

Aranha viuva negra

As aranhas não são insetos, elas estão no grupo dos escorpiões, carrapatos e ácaros. As aranhas pertencem à classe dos Arachnida, ao filo dos artrópodes e subfilo Chelicerata, que inclui, além dos aracnídeos, a classe dos insetos, dos crustáceos e outras.

Teias de aranhas: As teia são 5 vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro.

Elasticidade: A teia pode esticar até 4 vezes o seu tamanho inicial sem arrebentar

Calor: A teia aguenta até 45oC. sem arrebentar.

Espécies: São mais de 40 mil tipos de aranhas

Venenosas: No máximo 30 espécies são venenosas para o homem.

Aranha marrom

Aranha mais venenosa do mundo:

Aranha-marrom (Loxosceles spp.)  é muito comum encontrar dentro de casa, embaixo de entulhos, e em locais mais escuros e sempre saem dos seus esconderijos a noite. São aracnídeos venenosos e conhecidas por sua picada necrosante. Elas são membros da família Sicariidae. De tamanho pequeno e geralmente chegam a medir até 12mm, coloração marrom, seis olhos em pares e na cor branca. Qualquer suspeita de picada desta aranha, procurar socorro médico.

Por: fskEm: 26 de novembro de 2008 | Em Bichos  | Tags: , , , , ,  
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *